Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Agevisa se integra ao debate preparatório da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária entende como extremamente importante a integração e articulação de todos os órgãos e setores que desenvolvem atividades ligadas ao setor no processo que tem por objetivo o fortalecimento, em todo o território nacional, das ações e programas voltados para a promoção e proteção à saúde das pessoas. Por isso está integrada às discussões preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a ser realizada em Brasília/DF, conforme ressaltou a diretora-geral da Agevisa/PB, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, no programa Momento Agevisa, veiculado dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara.

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, segundo Maria Eunice, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, e será realizada no período de 21 a 24 de novembro de 2017, nos termos da Resolução nº 539/2016, do Ministério da Saúde. “Preliminarmente, foram programadas etapas preparatórias de âmbito municipal e/ou macrorregional, entre os dias 22 de junho e 31 de agosto, e estadual, que devem ser realizadas entre os dias 01 de setembro a 21 de outubro”, acrescentou a diretora da Agevisa/PB.

Entre os objetivos da 1ª CNVS estão a proposição de diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde, como também a reafirmação e efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) que privilegiam o direito à Proteção da Saúde por meio de uma estrutura pública e de qualidade.

A definição do papel da Vigilância em Saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo, em toda a Rede de Atenção à Saúde; e o fortalecimento do território como espaço fundamental para a implementação da política e das práticas da Vigilância em Saúde também estão entre as finalidades do evento.

Segundo a diretora-geral da Agevisa/PB, o fortalecimento dos programas e das ações de Vigilância em Saúde, nos termos definidos pelo Ministério da Saúde, se baseia no acesso e na integração das práticas, dos processos de trabalho, dos saberes e das tecnologias das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, em Saúde Ambiental e do Trabalhador, e dos Laboratórios de Saúde Pública.

A gestão de risco como estratégia para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, execução de ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população, e ainda o monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas, também integram a base desejada para o aprimoramento da oferta de uma saúde pública de qualidade à população.

“Este processo envolve todos os setores responsáveis pela saúde das pessoas, e isto inclui a Vigilância Sanitária, cuja finalidade é promover, de forma preventiva e também educativa, a proteção à saúde humana por meio do controle sanitário e do controle dos riscos oriundos dos produtos e serviços oferecidos à população. Por isso estamos integrados às ações preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, e com certeza participaremos efetivamente do evento, tanto na etapa estadual quando nacional”, enfatizou Maria Eunice.

Conferências livres – No dia 13 de junho, a Agevisa/PB se fez presente na etapa nordestina da Conferência Livre promovida pela Anvisa com o objetivo de ampliar a participação dos profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na dinâmica da preparação para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Por designação da Diretoria-Geral, participaram do evento o inspetor sanitário Sérgio Freiras e o gerente-técnico de Integração e Articulação, Herberto Palmeira Júnior.