Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Novembro Azul: Momento Agevisa ressalta importância do cuidado integral à saúde masculina

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária valeu-se da edição desta quinta-feira (09) do informativo “Momento Agevisa), veiculado dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM (1110) e FM (105.5), para chamar a atenção do público masculino para a necessidade dos cuidados com a saúde durante todos os meses do ano, e não somente no mês de novembro, durante a Campanha “Novembro Azul”. Segundo enfatizou a diretora-geral da Agevisa/PB, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, o movimento “Novembro Azul” tem exatamente a finalidade de ressaltar a importância da prevenção constante e do diagnóstico precoce dos vários tipos de doenças que atingem o homem.

Citando a Nota Técnica Conjunta nº 01/2015/INCA/MS (disponibilizada no endereço http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/nota_tecnica_saude_do_homem_ms.pdf), que dispõe sobre o posicionamento do Ministério da Saúde acerca da integralidade da saúde dos homens no contexto do Novembro Azul, Maria Eunice ressaltou a orientação constante do documento no sentido da abordagem integral da saúde masculina por meio de ações intersetoriais e interinstitucionais de promoção à saúde e prevenção aos agravos, e também da capacitação dos profissionais da atenção básica e dos agentes comunitários de saúde para que possam orientar bem o público masculino (e seus familiares) sobre a sintomatologia do câncer de próstata e sobre a importância do cuidado integral à saúde.

A Nota Técnica, conforme a diretora-geral da Agevisa, recomenda a adoção de estratégias educacionais, de comunicação e de divulgação de informações, com foco na prevenção, promoção e atenção à saúde do homem, para ampliar a conscientização social sobre as diversas questões e agravos que acometem o segmento masculino. O documento recomenda ainda a execução de políticas nacionais voltadas para a saúde do homem e da pessoa idosa.

Embora, simbolicamente, o mês de novembro seja tratado como um mês especial para o cuidado da saúde do homem, o Ministério da Saúde recomenda, no próprio texto da Nota Técnica nº 01/2015, que “as ações aconteçam durante todo o ano; sejam estruturadas de forma permanente, e tragam, em suas abordagens, temáticas como acesso e acolhimento, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, paternidade ativa e cuidado, saúde mental, principais doenças, hipertensão, diabetes e estímulo a hábitos saudáveis de vida”.

Tais ações, para a diretora-geral da Agevisa/PB, devem envolver todos os segmentos e órgãos do poder público e da sociedade civil organizada. E é nesse contexto, segundo ela, que a Agevisa se esforça e se faz presente em todas as campanhas e ações voltadas para a promoção, proteção e defesa da saúde das pessoas.

Neste mês de novembro, além de propagar, por meio da informação, a importância do cuidado integral e permanente com a saúde do homem (considerando-se especialmente as ações preventivas contra o câncer de próstata e outras doenças mais comuns no segmento masculino, como a hipertensão arterial, os problemas coronarianos e as doenças causadas pelo álcool e pelo fumo), a Agevisa também direciona suas ações para a própria visibilidade da Campanha “Novembro Azul”.

Como parte deste trabalho, Maria Eunice destacou a ação que há quatro anos vem sendo realizada no município de Patos (sob a coordenação da Gerência Técnica Regional III da Agevisa e com o apoio da 6ª Gerência Regional de Saúde) com o objetivo de ampliar, na região do Alto Sertão paraibano, o nível de conscientização masculina quanto aos cuidados que devem ser tomados com a saúde.

Em sua quarta edição, e sob a coordenação da gerente-técnica regional Elza Betânia Barbalho, o evento este ano foi realizado na segunda-feira (06), no auditório da 6ª Gerência de Saúde; teve como ponto alto a palestra do médico urologista José Eliseu de Melo Neto, e contou com a participação do diretor Administrativo, Financeiro e de Integração Regional, Irlanilson Fabrício de Almeida, e da diretora-técnica de Estabelecimentos e Prática de Saúde e de Saúde do trabalhados, Iara Coeli da Nóbrega Lins. Maria Eunice não pode comparecer por estar participando, em Salvador/BA, de uma reunião dos Coordenadores de Vigilância Sanitária do Nordeste.