Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Agevisa celebra Dia Estadual de Vigilância Sanitária e presta homenagem aos servidores

Notícias

Agevisa celebra Dia Estadual de Vigilância Sanitária e presta homenagem aos servidores

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária celebrou, na manhã desta sexta-feira (25 de outubro), o Dia Estadual de Vigilância Sanitária. A data foi instituída pela Lei 7.481/2003 com vistas à realização de campanhas educativas e publicitárias para efetivar a parceria entre a Vigilância Sanitária e a sociedade. Para este ano de 2019, a Agevisa/PB reservou parte do dia 25 de outubro para uma reflexão sobre as relações de trabalho, como também para homenagear os servidores da casa.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária celebrou, na manhã desta sexta-feira (25 de outubro), o Dia Estadual de Vigilância Sanitária. A data foi instituída pela Lei 7.481/2003 com vistas à realização de campanhas educativas e publicitárias para efetivar a parceria entre a Vigilância Sanitária e a sociedade. Para este ano de 2019, a Agevisa/PB reservou parte do dia 25 de outubro para uma reflexão sobre as relações de trabalho, como também para homenagear os servidores da casa.

A homenagem, que teve início na edição de quinta-feira (24) do informativo radiofônico Momento Agevisa, é merecida, segundo ênfase da diretora-geral Jória Viana Guerreiro, em face do trabalho diário dos funcionários das áreas técnica, administrativa e de apoio, que dedicam seus conhecimentos e esforços pessoais para ajudar a agência no cumprimento da missão de promover e proteger a saúde das pessoas por meio da regulação sanitária e do controle dos riscos provenientes dos produtos e serviços oferecidos à população.

Na manhã desta sexta-feira, a diretora-geral Jória Guerreiro ressaltou a importância da dedicação e do trabalho de cadaJória Guerreiro abre evento de homenagem a servidores (02).jpg servidor e lembrou que o evento teve caráter de tripla comemoração por celebrar o Dia Estadual de Vigilância Sanitária (25 de outubro) e o Dia do Servidor Público (28 de outubro), e também por marcar a reinauguração do Auditório da Agevisa, que foi reformado e reaparelhado por meio do projeto de modernização da estrutura física da agência reguladora paraibana.

A homenagem aos servidores da Agevisa foi iniciada com uma dinâmica comandada pelo psicólogo Lucílvio Silva, da Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), que esteve acompanhado da enfermeira e técnica em Saúde Mental Cristina Pereira. Lucílvio falou da importância da generosidade nas relações interpessoais e observou que, “ao depararmos com uma pessoa ‘endurecida’, não devemos encará-la como um caso perdido, mas trata-la com gentileza, pois, dessa forma, podemos contribuir para que ela se torne um ser humano melhor e igualmente gentil”.

Após a dinâmica, a diretora-geral Jória Guerreiro concedeu a fala aos diretores-técnicos Helena Teixeira de Lima Barbosa (de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos), Geraldo Moreira de Menezes (de Estabelecimentos e Práticas de Saúde e de Saúde do Trabalhador) e Tatiane Lucena Galvão (de Medicamentos, Alimentos e Produtos Toxicológicos), que ressaltaram as qualidades e o empenho dos servidores ligados às suas respectivas diretorias.

Irlanilson fala em evento de homenagem a servidores (01).jpgAo fazer uso da palavra, o diretor Administrativo, Financeiro e de Integração Regional, Irlanilson Fabrício de Almeida, destacou a importância da relação humanizada no ambiente de trabalho.

Falando com a população – Na edição de quinta-feira (24) do Momento Agevisa, que vai ao ar dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM-1110 e FM-105.5), a agência reguladora paraibana aproveitou para falar do seu trabalho aos ouvintes de todas as regiões do Estado, especialmente àqueles que ainda não conhecem bem a agência reguladora que está diretamente relacionada ao bem-estar e à saúde de cada um dos paraibanos.

A Agevisa integra o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS (comandado pela Anvisa) e responde pela coordenação da regulação sanitária no território paraibano, sendo suas atividades desenvolvidas em conjunto com os municípios por meio de processos de pactuação que viabilizam a descentralização dos trabalhos e a consequente ampliação da capacidade protetiva à saúde das pessoas.

Em sua estrutura, a agência dispõe de uma Sede Central, localizada à Avenida João Machado, nº 109, 1º andar, no Centro de João Pessoa/PB, e de quatro Gerências Técnicas Regionais sediadas nos municípios de Guarabira, Campina Grande, Patos e Sousa.

Na gestão atual, a Agevisa intensifica as ações preventivas como estratégia para reforçar a defesa da saúde das pessoas por meio do controle dos riscos oriundos dos produtos e serviços oferecidos à população e pelo cumprimento de metas de caráter educativo voltadas para a sociedade, de modo geral, e em especial para as Vigilâncias Sanitárias municipais, para as quais foram planejados novos projetos de capacitação. A consolidação do processo de descentralização das ações do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, por meio das pactuações com os municípios, também tem a atenção especial da atual gestão.

Saúde de qualidade – “Nosso lema é trabalhar para que as pessoas tenham o direito constitucional de saúde pública de qualidade respeitado e garantido”, comentou a diretora-geral Jória Guerreiro. Nesse sentido, ela ressaltou que a agência busca o desenvolvimento de ações planejadas e voltadas para a eficiência na execução das suas atividades fins e na aplicação dos recursos financeiros, e ainda para a valorização e melhor qualificação dos servidores. “Nossa gestão também prioriza os investimentos na modernização da estrutura física e financeira da agência, dos equipamentos, do sistema tecnológico e da frota de veículos utilizados nas inspeções sanitárias”, enfatizou.

Parcerias importantes – Consciente da importância do seu papel dentro da estrutura de saúde da Paraíba, a Agevisa enxerga na parceria intersetorial dos demais órgãos que compõem a estrutura de Saúde do Estado uma importante aliada para o cumprimento da missão de prevenir os riscos sanitários para fortalecer a saúde da população.

Para cumprir bem sua missão, a Agevisa desenvolve a parceria com outros órgãos, dentre os quais o Ministério Público, as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, os Conselhos Regionais das categorias profissionais da saúde e as Universidades, além de outros órgãos integrantes da estrutura administrativa do Estado.Servidores recebem homenagem na Agevisa-PB (02).jpgHelena Lima fala em evento de homenagem a servidores (01).jpgTatiane Lucena fala em evento de homenagem a servidores (01).jpgServidores recebem homenagem na Agevisa-PB (03).jpgGeraldo Moreira fala em evento de homenagem a servidores (01).jpgDinâmica com o psicólogo Lucílvio Silva (02).jpg

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional