Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Agevisa confirma presença e exposição de trabalhos no 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária estará presente no 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que será realizado no período de 23 a 27 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte/Minas Gerais. O tema do evento versará sobre “Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da Vigilância Sanitária”, e a Agevisa/PB fará a apresentação de sete trabalhos que foram previamente apreciados e aprovados pela organização do simpósio e que irão contribuir para o debate sobre as formas de aperfeiçoamento da Vigilância Sanitária em nível nacional.

O Simbravisa, segundo a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Viana Guerreiro, se constitui num importante espaço de reflexão teórica e pratica da Vigilância Sanitária que reúne docentes, acadêmicos e profissionais de todos os níveis do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O simpósio é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), através do Grupo Temático de Vigilância Sanitária, que desde 2001 vem se dedicando a estudar a área de Vigilância Sanitária, refletir sobre sua prática e construir conhecimentos que contribuam para a sua consolidação no âmbito da saúde coletiva.

Originalmente concebido em 2002, como um evento bienal, e posteriormente alterado para trienal, o Simbravisa já acumula sete edições. A pertinência dos temas e o zelo na elaboração da programação científica, aliados ao especial acolhimento dado aos trabalhos inscritos e aprovados, fazem com que o evento venha se afirmando como espaço de estímulo à produção científica e de diálogo entre os diferentes atores da sociedade.

Representação paraibana – A Agevisa/PB será representada no 8º Simbravisa pela diretora-geral Jória Viana Guerreiro, pelos diretores-técnicos Geraldo Moreira de Menezes (de Estabelecimentos e Práticas de Saúde), Helena Teixeira de Lima Barbosa (de Ciência e Tecnologia Médica) e Tatiane Lucena Galvão (de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia) e pelos inspetores sanitários Adriana Carla Rodrigues Mendes, Mariceli Barbosa de Souza e James Fialho Rocha. A secretária executiva de Saúde do Estado, Renata Valéria Nóbrega, também participará do evento.

Os trabalhos apresentados pela Agevisa no 8º Simbravisa versarão sobre os seguintes temas:

• “Monitoramento dos Serviços de Radiodiagnóstico do Estado da Paraíba com vistas ao Controle de Qualidade: uma experiência exitosa”;
  • “Ações de Vigilância Sanitária para Promoção da Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde: um relato de experiência”;
  • “Cartilha de Segurança do Paciente: instrumento pedagógico de educação em Vigilância Sanitária”;
  • “Importância das Ações de Vigilância Sanitária no Monitoramento do Programa de Garantia da Qualidade em Mamografia: uma experiência exitosa”;
  • “Ações da Agevisa/PB no Combate ao Tabagismo: desafios e conquistas”;
  • “Momento Agevisa: programa de educação sanitária utilizando redes de comunicação no Estado da Paraíba”, e
  • “A Importância da Vigilância Sanitária no Controle de Qualidade de Farmácias de Manipulação: o caso da qualidade da água utilizada por empresas no Estado da Paraíba”.

Discussão científica e troca de experiências – O Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária é considerado uma das atividades mais importantes do Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Abrasco por possibilitar a discussão científica e a troca de experiências numa das áreas mais importantes da promoção e proteção da saúde das pessoas. Conforme os organizadores, embora seja uma área muito antiga da saúde pública, e mesmo sendo encarregada da regulação de uma gama muito diversa de produtos e serviços que podem trazer riscos à saúde da população, a Vigilância Sanitária não era estudada no meio acadêmico até duas décadas atrás.

Entretanto, especialmente após a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 1999, e a formalização, em lei, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), esta área vem sendo cada vez mais inserida nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em muitas Universidades brasileiras. Nesse cenário, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) vem reforçando a sua missão de apoio à qualificação profissional, ao fortalecimento da produção de conhecimentos e ao aprimoramento da formulação de políticas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira.

Para a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Guerreiro, a participação da agência reguladora paraibana nessas discussões é de grande importância para a qualificação dos seus agentes e para o aperfeiçoamento das ações de Vigilância Sanitária no âmbito do Estado da Paraíba.