Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Agevisa defende autocuidado e ressalta alerta da SES/PB sobre doenças que mais afetam os homens

Como parte da campanha de estímulo à prevenção do câncer de próstata lançada na última segunda-feira (04) pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, dentro do movimento Novembro Azul, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária valeu-se da edição de quinta-feira (07) do Momento Agevisa para ressaltar a importância do autocuidado masculino para que, por meio da prevenção, os homens possam ter uma vida longa e saudável.

De acordo com a diretora-geral da Agevisa/PB, o Novembro Azul, tal qual as demais campanhas identificadas por nomes de meses e cores, deve envolver todos os membros da Família na reflexão, na defesa e na adoção dos cuidados necessários para o enfrentamento dos problemas em destaque, e os efeitos das discussões devem se propagar pelo ano inteiro. “No caso específico do mês dedicado à reflexão sobre a saúde masculina, é particularmente importante que o homem entenda que também merece e precisa de cuidados especiais para poder viver com mais tranquilidade e saúde”, comentou.

Culturalmente, os homens não buscam regularmente os serviços de saúde. Este comportamento tem base na falsa concepção histórica segundo a qual “o homem é um ser forte que deve cuidar de suas famílias e que, por ser forte, não precisa de cuidados especiais para viver”. Tal pensamento, segundo a diretora da Agevisa, deve ser enfrentado por todos os meios possíveis, especialmente através da informação.

Doenças que mais afetam os homens – No mês identificado por Novembro Azul, o foco central das conversas é o combate ao câncer de próstata. Entretanto, há outras doenças que afetam e matam muitos homens, conforme enfatizou o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da SES/PB, Hélio Soares, por ocasião da abertura da campanha pelo Governo do Estado.

Segundo Soares, entre as doenças que mais afetam a população masculina na Paraíba estão o infarto agudo do miocárdio; fatores externos (como acidentes, violência por arma de fogo ou arma branca); diabetes mellitus; pneumonia, acidente vascular cerebral hemorrágico; neoplasia maligna da próstata, neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões; neoplasia maligna do estômago; neoplasia maligna do fígado e vias biliares intra-hepáticas, e câncer da cavidade oral/traqueia, brônquio e pulmão.

De janeiro a outubro de 2019, segundo dados da SES/PB, morreram na Paraíba 3.505 homens, sendo 969 com infarto agudo do miocárdio; 463 vítimas de violência por arma de fogo ou arma branca; 642 com pneumonia; 590 com diabetes mellitus; 254 vítimas de AVC; 272 com câncer de próstata; 173 com câncer dos brônquios e pulmões e 142 com câncer de estômago.

Esses dados poderiam ser menores se houvesse a detecção precoce das doenças, pois, dessa forma, haveria maior possibilidade de cura. Daí a importância das ações preventivas e, mais do que isso, da consciência do próprio homem em relação aos cuidados com a sua saúde. Conforme Hélio Soares, da SES/PB, para diminuir os índices de mortalidade masculina, torna-se de extrema importância o incentivo ao homem no que se refere à adoção de hábitos de vida saudáveis, do autocuidado e da prevenção.

“No caso específico do câncer de próstata (tema central do Novembro Azul), o cuidado preventivo se torna ainda mais importante porque a maioria desses tipos de cânceres cresce lentamente e não causa sintomas nos estágios iniciais”, explicou o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da SES/PB.

Hélio Soares acrescentou que tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas. “Por isso, o diagnóstico precoce da doença é essencial. E a população masculina deve procurar as Unidades de Saúde da Família para realização dos exames preventivos, se possível uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica”, enfatizou.