Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Agevisa/PB comemora Dia Estadual de Vigilância Sanitária com ações ligadas ao Outubro Rosa

Notícias

Agevisa/PB comemora Dia Estadual de Vigilância Sanitária com ações ligadas ao Outubro Rosa

“Controle de Qualidade em Diagnóstico Médico” foi o tema central de Reunião Técnica/Capacitação realizada no Auditório da Agevisa, que tem sede à Avenida João Machado, nº 109, no Centro de João Pessoa/PB. O evento integrou a programação do Governo do Estado relacionada à Campanha Outubro Rosa e fez parte das comemorações pelo Dia Estadual de Vigilância Sanitária, transcorrido anualmente no dia 25 de outubro por força da Lei nº 7.481, de 01 de dezembro de 2003, segundo observou a diretora-geral da agência reguladora, fonoaudióloga Maria Eunice Kehrle dos Guimarães.

“Controle de Qualidade em Diagnóstico Médico” foi o tema central de Reunião Técnica/Capacitação realizada no Auditório da Agevisa, que tem sede à Avenida João Machado, nº 109, no Centro de João Pessoa/PB. O evento integrou a programação do Governo do Estado relacionada à Campanha Outubro Rosa e fez parte das comemorações pelo Dia Estadual de Vigilância Sanitária, transcorrido anualmente no dia 25 de outubro por força da Lei nº 7.481, de 01 de dezembro de 2003, segundo observou a diretora-geral da agência reguladora, fonoaudióloga Maria Eunice Kehrle dos Guimarães.

Dia Estadual de Visa - Abertura (02).jpgCom ênfase especial para o Outubro Rosa, que tem por finalidade chamar a atenção das mulheres (e também dos homens) para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no enfrentamento ao câncer de mama, a Reunião Técnica foi aberta pelo diretor Administrativo, Financeiro e de Integração Regional da Agevisa, Irlanilson Fabrício de Almeida (que representou a diretora-geral Maria Eunice). O evento teve como público alvo prestadores de Serviços de Diagnóstico por Imagem e técnicos de Vigilância Sanitária de João Pessoa e Campina Grande.

Palestra da diretora-técnica Helena Lima (01).jpgCoordenada pela diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa, dentista sanitarista Helena Teixeira de Lima Barbosa, que fez uma exposição sobre o “Monitoramento do Programa Nacional de Qualidade em Mamografia – Desafios e Conquistas” e sobre a “Regulação dos Profissionais e Empresas que prestam Serviços de Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico no Estado da Paraíba”, a Reunião Técnica teve a participação das médicas Eulina Helena Ramalho de Souza e Rafaela Montenegro.

Agevisa comemora Dia Estadual de Vigilância Sanitária com ações ligadas ao Outubro RosaRastreamento Mamográfico – Representando a equipe médica do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, a médica mastologista Eulina Helena Ramalho de Souza proferiu palestra sobre o tema “Rastreamento Mamográfico na Paraíba” e ressaltou que projeções da Organização Mundial de Saúde indicam que até 2030 o câncer de mama será a principal causa de mortalidade no mundo, superando as doenças isquêmicas do coração e cerebrovasculares. Para 2050, conforme Eulina Ramalho, as projeções da OMS apontam para uma incidência de 27 milhões de novos casos, dois terços dos quais nos países em desenvolvimento.

Segundo a palestrante, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) indica a mamografia rotineira como única estratégia de detecção precoce com evidência convincente e de impacto na redução da mortalidade por câncer de mama. O exame clínico não apresenta evidências científicas aceitáveis para redução da mortalidade, e o autoexame da mama também não apresenta impacto na redução da mortalidade.

Em face da gravidade da questão, a médica mastologista Eulina Ramalho defende o entendimento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) de que a cobertura necessária para a redução na taxa de mortalidade por câncer de mama deve abranger as mulheres com idade entre 40 e 79 anos.

Palestra da médica Rafaela Montenegro (03).jpgNitidez da Imagem Mamográfica – A “Importância do Posicionamento da Mama na Qualidade da Mamografia” foi o tema da palestra proferida pela médica Rafaela Montenegro, especialista em Mastologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). Ela disse que a realização de exames de boa qualidade é importante para garantir a detecção das lesões, e que a qualidade da imagem depende não só de fatores relacionados ao aparelho, mas também da técnica de realização do exame.

“O posicionamento correto das mamas é essencial na qualidade do exame”, ressaltou a médica mastologista. Ela acrescentou que é imprescindível que haja o treinamento (e retreinamento) dos técnicos que realizam os exames, pois do resultado trabalho por eles desempenhado depende o bom resultado do diagnóstico.

Monitoramento harmonizado – Após o Ciclo de Palestras, dirigentes e técnicos da Agevisa se reuniram com técnicos de Vigilância Sanitária de João Pessoa e Campina Grande para uma discussão sobre o controle dos Serviços de Diagnóstico por Imagem (no âmbito do Estado da Paraíba) a partir das pactuações das ações de visa. A discussão teve o objetivo de harmonizar o monitoramento dos equipamentos de imagens no Estado.

Dia Estadual de Vigilância Sanitária – As atividades relacionadas ao Dia Estadual de Vigilância Sanitária, conforme a diretora-técnica Helena Lima, atendem à finalidade principal da Lei nº 7.481, de 01 de dezembro de 2003 (que instituiu a data comemorativa), que prevê a realização de campanhas educativas e publicitárias, e ainda a promoção de capacitações, palestras e outras atividades afins destinadas a efetivar uma perfeita parceria entre os órgãos de Vigilância Sanitária e a sociedade organizada na construção de uma saúde livre de riscos e fortalecida por ações especialmente preventivas.

Palestra da diretora-técnica Helena Lima (06).jpg Palestra da médica Rafaela Montenegro (04).jpg Gerente-técnico Júnior Palmeira agradece presença de participantes.jpg Reunião Técnica no Dia Estadual de Visa (01).jpg

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone