Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Momento Agevisa comemora centésima edição reforçando comunicação com a sociedade

O informativo radiofônico Momento Agevisa chegou à sua centésima edição, na quinta-feira (28), consolidado como importante canal de comunicação direta entre a Agência Estadual de Vigilância Sanitária e a população paraibana. A primeira edição foi ao ar no dia 04 de agosto de 2016 como parte das ações relacionadas ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária – celebrado em 05 de agosto por força da Lei nº 13.908, de 27 de janeiro de 2015.

Nos termos da Lei 13.908/2015, a cada dia de 05 de agosto devem ser realizadas em todo o território nacional atividades comemorativas envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Vigilância Sanitária (em todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal). As ações devem envolver também os estabelecimentos oficiais de ensino, e têm como objetivo oferecer aos profissionais de saúde, aos estudantes e às pessoas em geral informações importantes quanto aos temas ligados à Vigilância Sanitária.

Inserido neste contexto, o Momento Agevisa extrapolou a data comemorativa ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária e passou a ser veiculado semanalmente (no início das manhãs das quintas-feiras) dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (nas frequências AM 1.110 e FM 105.5). Desde então, os ouvintes da Tabajara e das inúmeras emissoras integradas à Rede passaram a obter informações importantíssimas para a promoção, preservação e defesa da saúde da pessoa humana, sempre numa linguagem técnica, mas de muito fácil compreensão.

O Momento Agevisa, segundo a diretora-geral da Agevisa/PB, fonoaudióloga Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, é um instrumento de grande importância dentro da estrutura informativa da agência reguladora estadual porque ajuda a proporcionar, por meio de Cadeia Estadual comandada pela Rádio Tabajara durante a transmissão do programa Jornal Estadual, um estreitamento ainda maior da relação entre a Vigilância Sanitária e a sociedade paraibana.

As informações disponibilizadas são definidas por meio de um processo de edição que tem por finalidade contemplar todos os temas relativos à área de atuação e competência da Agência Estadual de Vigilância Sanitária. E o objetivo central do informativo radiofônico é contribuir para reforçar o caráter educativo da missão da Vigilância Sanitária por meio da oferta de informações imprescindíveis para a promoção, preservação e defesa da saúde das pessoas.

“O Momento Agevisa também contribui para aproximar ainda mais o Governo do Estado da população (na área de competência da Agevisa), e isso é muito importante para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na Paraíba”, observa a diretora-geral Maria Eunice. Para ela, “quanto mais próxima a Agevisa se fizer da população, melhores condições ela terá de contribuir para a promoção da saúde de todos os paraibanos”.

Temas abordados – Nas suas primeiras cem edições, o Momento Agevisa tratou de inúmeros temas importantes, dentre os quais o combate ao tabagismo; segurança do paciente; prevenção ao câncer de mama, ao câncer de próstata e ao câncer do colo do útero; importância da doação de sangue; cuidados e higiene na manipulação, preparo e conservação de alimentos; perigos dos alimentos e bebidas acondicionados em latas; atenção aos rótulos dos alimentos para evitar alergias e outras doenças alimentares; perigo da falsificação de medicamentos e do comércio de remédios falsificados; prevenção e combate ao mosquito da dengue, zika e chikungunya e à febre amarela, e controle de pragas urbanas.

Também mereceram destaque assuntos como os cuidados com a qualidade dos produtos para implante dentário; perigos do clareamento dentário sem orientação do dentista; prazo de validade dos alimentos; cuidados especiais na compra e consumo das comidas de milho; importância do diagnóstico precoce e da prevenção das hepatites virais; perigos da automedicação; importância do uso consciente de antibióticos; cuidados especiais com a saúde do homem; cuidados com a saúde do trabalhador; segurança na doação e recepção de órgãos humanos, e controle de agrotóxicos.

Estes e muitos outros assuntos importantes podem ser conferidos por meio de acesso ao portal www.agevisa.pb.gov.br, no link “Momento Agevisa” disponibilizado na parte superior direita da página principal.