Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Notícias

Notícias

14 de junho - Dia Mundial do Doador de sangue (Campanha 2018).jpg

Momento Agevisa celebra Dia Mundial do Doador de Sangue e ressalta possibilidade de salvar vidas

A edição do informativo radiofônico Momento Agevisa desta quinta-feira conferiu destaque ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente na data de 14 de junho. Promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que é o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campanha Mundial pela Doação de Sangue traz este ano a mensagem especial de que “Doar sangue significa compartilhar vida”.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 15/06/2018 07h33 Notícia
Higiene e manipulação de alimentos.jpg

Agevisa defende cuidados especiais para evitar doença causada por alimentos nas festas juninas

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária se valeu da edição do informativo radiofônico Momento Agevisa de quinta-feira (07) para chamar a atenção dos ouvintes do Jornal Estadual da Rádio Tabajara para os cuidados que devem ser tomados ao se consumir alimentos, especialmente aqueles comercializados em restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos afins, inclusive barracas instaladas em ambientes festivos e de grande concentração de pessoas.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 11/06/2018 14h42 Notícia
Rotulagem nutricional (01).jpg

Agevisa estimula participação em consulta sobre novo regulamento da rotulagem nutricional

“No momento em que a maioria da população se preocupa com a saúde e busca na melhor qualidade da alimentação condições para viver mais e melhor, é importante que as pessoas consolidem o hábito de observar com muita atenção as informações contidas nos rótulos dos alimentos embalados”, conforme observou a diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 04/06/2018 16h25 Notícia
Cigarro e coração (01).jpg

Agevisa celebra dia mundial contra o fumo e alerta para prejuízos causados pelo cigarro

Dentro da programação do Governo do Estado relacionada à Campanha Mundial de Combate ao Fumo, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária dedicou a edição do informativo radiofônico Momento Agevisa de quinta-feira (31) à divulgação dos males causados à saúde humana pelos produtos derivados do fumo. O Dia Mundial de Combate ao Fumo é celebrado anualmente na data de 31 de maio.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 01/06/2018 18h42 Notícia
Agrotóxicos (03).jpg

Vigilância Sanitária diz que projeto que trata dos agrotóxicos ameaça segurança alimentar no País

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária alertou os ouvintes do informativo radiofônico Momento Agevisa, nesta quinta-feira (17), para os riscos da aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 6299/2002, que trata do registro, fiscalização e controle dos agrotóxicos no País e que retira a exigência de avaliação sobre os riscos à saúde do processo de registro prévio dos referidos produtos sob o argumento de que a medida é necessária para acelerar a emissão do documento e, com isso, facilitar a produção e a comercialização dos mesmos.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 18/05/2018 17h42 Notícia
Uso racional de medicamentos.jpg

Agevisa defende uso racional de medicamentos como elemento essencial à proteção da saúde

A importância do uso racional de medicamentos para a preservação da saúde humana foi o tema em destaque da edição desta quinta-feira (10) do informativo radiofônico “Momento Agevisa”, que vai ao ar dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM-1110 e FM-105.5). O assunto foi debatido durante toda esta semana, em todo o País, por causa do transcurso, em 05 de maio, do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 10/05/2018 15h32 Notícia
05 de maio - Dia Mundial de Higienação das Mãos.png

Momento Agevisa ressalta importância da higiene das mãos para evitar infecção em serviços de saúde

“Está em suas mãos prevenir a sepse (ou infecção generalizada) na assistência à saúde”. É este o tema da edição 2018 da campanha mundial “Salve vidas: higienize suas mãos” estimulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apoiada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), sob o comando da Anvisa. O Dia Mundial de Higienzação das Mãos, que neste ano transcorre neste sábado (05), se constitui numa data importante de reflexão e conscientização sobre a responsabilidade que deve nortear todas as ações ligadas aos cuidados com a saúde, conforme observou a diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), Maria Eunice Kehrle dos Guimarães.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 05/05/2018 10h39 Notícia
Agevisa-PB - 28-12-2017 (02).jpg

Agevisa comemora 16 anos fortalecida e ainda mais dedicada à defesa da saúde dos paraibanos

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária comemorou no último dia 12 dezesseis anos de fundação e de efetivo trabalho voltado para a promoção e proteção à saúde da pessoa humana por meio da regulação sanitária e também do controle dos riscos provenientes dos produtos e serviços oferecidos à população. A agência foi criada pela Lei nº 7.069, de 12 de abril de 2002, e se constitui numa autarquia especial com independência administrativa e autonomia financeira.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 17/04/2018 14h15 Notícia
EDMILS~1.JPE

Segurança do Paciente é elemento imprescindível para aperfeiçoar a atenção à saúde das pessoas

“Investir em projetos e ações que garantam a segurança do paciente nos serviços de saúde é elemento imprescindível para aperfeiçoar e humanizar a atenção à saúde das pessoas em todos os níveis de atendimento, seja ele de baixa, média ou alta complexidade”, enfatizou a diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), fonoaudióloga Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, após o encerramento do II Curso de Infecção relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) e Segurança do Paciente, no Auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão (CRM/MA).

por João Evangelista da Silva Filho publicado 27/03/2018 16h34 Notícia
Água é vida.jpg

Agevisa celebra Dia Mundial da Água e defende consumo consciente em informativo radiofônico

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária dedicou a edição desta quinta-feira (22) do “Momento Agevisa” à programação do Governo do Estado voltada para a celebração do Dia Mundial da Água. Abrindo o informativo radiofônico, que é veiculado dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM-1110 e FM-105.5), a diretora-geral Maria Eunice apontou a informação como um elemento imprescindível para alertar e ampliar a consciência das pessoas para o fato de que a água, se mal utilizada, poderá faltar às gerações futuras em pouquíssimo espaço de tempo.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 23/03/2018 17h33 Notícia
Agevisa presente em ação anti-tabagismo da SES-PB na Maurício de Nassau (15-03-2018).jpeg

Momento Agevisa amplia informações sobre os prejuízos causados pelo hábito de fumar

Os prejuízos causados pelos produtos derivados do fumo foram abordados na edição desta quinta-feira (15) do informativo radiofônico “Momento Agevisa”, que vai ao ar todas as quintas-feiras pela manhã, entre as 06h30 e 07h, dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM-1110 e FM-105.5), com a finalidade de informar os ouvintes de todas as regiões paraibanas sobre os vários temas de interesse da saúde na área de competência da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB).

por João Evangelista da Silva Filho publicado 16/03/2018 18h12 Notícia
Capacitação em Inspeção de Produtos Fumígenos (03).jpeg

Combate ao tabagismo: Agevisa promove capacitação e ressalta danos causados pelo fumo

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária promoveu mais uma capacitação em inspeção de produtos derivados do fumo destinada às Vigilâncias Sanitárias municipais. O evento, realizado na manhã de quarta-feira (14), fez parte da programação relacionada ao Dia Estadual de Combate ao Fumo (15 de março), instituído na Paraíba por força da Lei nº 8.356/2007 como importante momento para intensificar a defesa da saúde das pessoas por meio da ampliação das informações sobre os males causados pelo consumo de produtos fumígenos, segundo ressaltou a diretora-geral da Agevisa/PB, fonoaudióloga Maria Eunice Kehrle dos Guimarães.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 16/03/2018 16h59 Notícia
Arte - Homenagem da Agevisa à mulher paraibana (01).jpg

Homenagem da Agência Estadual de Vigilância Sanitária às Mulheres paraibanas

A Diretoria-Geral e demais Unidades Administrativas da nossa Agevisa/PB homenageiam as mulheres paraibanas neste 08 de Março de 2018 ressaltando a maneira especial com que o segmento feminino se conduz nas atividades relativas aos espaços de poder da sociedade e destacando o importante papel da mulher dentro da estrutura administrativa do Estado, notadamente na área da Saúde, hoje comandada pela secretária Cláudia Veras.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 06/03/2018 18h13 Notícia
Arte da 1ª Conferência Nacional de Saúde - 2018.jpg

Agevisa participa e ressalta importância da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) estará presente na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde a ser realizada no período de 27 de fevereiro a 02 de março de 2018 em Brasília/DF. A Agevisa/PB será representada pela diretora-geral Maria Eunice Kehrle dos Guimarães e pelo diretor-técnico de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia da Agevisa, Ailton César dos Santos Vieira.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 23/02/2018 15h29 Notícia

Momento Agevisa ressalta orientações do Governo para reforçar barreira contra a febre amarela

Em observância à sua missão de órgão promotor e protetor da saúde das pessoas, notadamente ao caráter educativo e preventivo de suas ações, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária se valeu de edição do informativo radiofônico Momento Agevisa para reforçar junto à população os alertas contidos na Nota Informativa nº 01/2018, do Governo do Estado, que traz orientações para intensificação das medidas de prevenção à febre amarela em todo o território paraibano. O Momento Agevisa vai ao ar todas as quintas-feiras pela manhã, dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM-1110 e FM-105.5).

por João Evangelista da Silva Filho publicado 05/02/2018 14h56 Notícia
Arte-Hemocentro-PB-Doe sangue (25-01-2018).jpg

Agevisa apoia ação do Hemocentro e estimula doação de sangue como um “ato de salvar vidas”

“Doar sangue significa salvar vidas” foi o tema abordado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária, na edição do informativo radiofônico “Momento Agevisa” desta quinta-feira (25), para apoiar a campanha promovida pelo Hemocentro da Paraíba com o propósito de estimular as pessoas a doarem sangue para regular o estoque no período que antecede o Carnaval 2018.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 26/01/2018 08h57 Notícia
Maior consumo de água para evitar a desidratação.jpg

Agevisa ressalta perigos da desidratação e recomenda maior ingestão de líquidos

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária se valeu da edição desta quinta-feira (18) do Momento Agevisa para chamar a atenção dos paraibanos para os perigos da desidratação e para recomendar uma maior ingestão de líquidos e também a adoção de outros cuidados especiais como evitar a exposição excessiva ao sol e aumentar os cuidados com a procedência, a qualidade, a manipulação, o acondicionamento e a conservação dos alimentos, especialmente nos dias quentes do Verão.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 18/01/2018 13h57 Notícia
Arte - É Verão.jpg

Momento Agevisa recomenda cuidados especiais com a saúde durante os dias quentes de Verão

“Na estação do ano em que a temperatura dos ambientes é predominantemente alta, como o Verão, alguns cuidados com o corpo, como beber muita água e evitar a exposição excessiva ao sol, são necessários e imprescindíveis para ajudar a garantir uma boa saúde, especialmente em lugares naturalmente quentes como a maioria dos municípios paraibanos, do Litoral ao Sertão”. O alerta é da diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 12/01/2018 11h38 Notícia
Arte - Proibição da venda avulsa de cigarros (05-01-2018).jpg

Vigilância Sanitária vai coibir a venda de cigarros fora das embalagens nos municípios paraibanos

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) encaminhou orientação às Vigilâncias Sanitárias dos municípios paraibanos para que façam cumprir a legislação federal que proíbe a venda de cigarros de forma fracionada, ou seja, fora das embalagens regulamentadas por lei, nas quais são impressas (por meio de textos e fotografias) advertências relacionadas aos danos causados à saúde humana pelos produtos derivados do fumo.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 05/01/2018 12h34 Notícia
Agevisa-PB - 28-12-2017 (01).jpg

Agevisa cumpre metas estabelecidas para o ano de 2017 e reforça segurança sanitária na Paraíba

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) cumpriu todas as metas estabelecidas para o exercício de 2017 e, com isso, conseguiu reforçar a segurança sanitária em todo o Estado, segundo informou a diretora-geral da agência reguladora paraibana, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães. Ela disse que os resultados muito positivos são motivo de orgulho, não somente para os gestores da Agevisa, mas para todos os servidores do órgão, que dedicam grande parte dos seus dias e dos seus conhecimentos pessoais e profissionais à promoção e proteção da saúde dos paraibanos e de todas as demais pessoas que diariamente visitam o território paraibano, seja a trabalho ou por laser.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 30/12/2017 13h09 Notícia
Ceia de Natal.jpg

Agevisa/PB recomenda cuidados especiais para garantir Natal e Réveillon com segurança sanitária

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária utilizou-se da edição do Momento Agevisa de quinta-feira (21) para desejar um Feliz Natal e um Réveillon com muita segurança sanitária aos paraibanos e às pessoas de outras regiões do País (e também do exterior) que aproveitam as férias de fim de ano para conhecer e aproveitar as belezas naturais da Paraíba e a hospitalidade do seu povo. Ao mesmo tempo, a agência ressaltou a importância dos cuidados que devem ser tomados para que as festas sejam curtidas da melhor maneira possível e, especialmente, com muita saúde e segurança.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 23/12/2017 16h37 Notícia
Capacitação-Tabagismo-Guarabira (01).jpg

Agevisa capacita Visas municipais em inspeção de produtos derivados do fumo

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária promoveu, nos dias 05 (na região polarizada pelos municípios de Patos e Sousa) e 19 de dezembro (na região polarizada por Guarabira), mais uma capacitação destinada a proteger a população dos efeitos danosos provocados pelo uso (ativo ou passivo) de produtos derivados do fumo. A iniciativa, conforme a diretora-geral, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, fez parte do Programa Agevisa Capacita – instrumento que integra um conjunto de ações sistemáticas destinadas à eliminação, diminuição ou prevenção dos riscos à saúde humana por meio da qualificação dos profissionais que atuam no Sistema de Vigilância Sanitária no âmbito do território paraibano.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 22/12/2017 13h37 Notícia
Capacitação em Visa dos Alimentos (07).jpg

Capacitação em Vigilância Sanitária dos Alimentos beneficia 59 municípios

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária contemplou um total de 87 profissionais ligados à área de saúde com novos conhecimentos e novas técnicas de fiscalização e controle na área de alimentos. Por meio do Curso de Introdução à Vigilância Sanitária dos Alimentos, ministrado pelo engenheiro de Alimentos Márcio Ducat (que integra os quadros de inspetores sanitários da Agevisa/PB), foram capacitados inspetores sanitários e coordenadores de Vigilância Sanitária de 59 municípios paraibanos, além de quatro nutricionistas integrantes dos quadros do Hospital Clementino Fraga, sediado em João Pessoa/PB.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 21/12/2017 17h12 Notícia
Vacina contra a dengue.jpg

Agevisa ressalta orientação para que pessoas que não tiverem dengue evitem tomar vacina Dengvaxia

“As pessoas que não tiveram contato com o vírus da dengue devem evitar a vacina Dengvaxia (primeira vacina contra a dengue registrada no Brasil) até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emita orientação diferente”. O alerta da diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, foi destaque na edição do Momento Agevisa desta quinta-feira (07). O informativo vai ao ar todas as quintas-feiras dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM (1110) e FM (105.5).

por João Evangelista da Silva Filho publicado 08/12/2017 14h32 Notícia
Seminário Segurança do Paciente (09).jpg

Agevisa diz que cuidados com o paciente é o melhor meio para prevenir riscos à saúde

“A observância às normas e práticas de segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde é imprescindível, não somente para proteger as pessoas (que buscam atendimento médico) da ocorrência de eventos adversos como, por exemplo, infecções relacionadas à assistência à saúde (conhecidas como ‘IRAS’), mas também para reduzir os próprios gastos com saúde em todo o País”, ressaltou a diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, em seminário sobre Segurança do Paciente realizado em João Pessoa/PB.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 04/12/2017 18h41 Notícia
Helena Lima apresenta nova RDC do Radiodiagnóstico (02).jpg

RDC da Agevisa padroniza procedimentos de controle de qualidade em radiodiagnóstico

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária reuniu representantes de empresas especializadas no Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico para apresentar detalhadamente a Resolução de Diretoria Colegiada nº 02, de 25 de julho de 2017. A nova RDC regulamenta a prestação de serviços de controle de qualidade dos equipamentos de radiodiagnóstico médico e odontológico no âmbito do Estado da Paraíba. A Reunião Técnica foi realizada no Auditório da Agevisa, à Avenida João Machado, nº 109, no Centro de João Pessoa/PB.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 04/12/2017 17h52 Notícia
Imagem relacionada a radiodiagnóstico (Mamógrafo).jpg

Agevisa convoca setor de controle de qualidade para apresentar regulamento de radiodiagnóstico

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) convocou as empresas prestadoras de Serviços de Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico para uma Reunião Técnica a ser realizada na manhã de sexta-feira (01), a partir das 09 horas, no Auditório da agência, à Avenida João Machado, nº 109, no Centro de João Pessoa/PB. Na oportunidade, será apresentado o novo Regulamento Técnico relacionado ao setor no âmbito do Estado da Paraíba, conforme observou a diretora-geral Maria Eunice Kehrle dos Guimarães.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 29/11/2017 22h34 Notícia
Arte - Suspensão do Sistema da Agevisa-PB (01-12-2017).jpg

Agevisa/PB suspende atendimento no período de 01 de dezembro de 2017 a 01 de fevereiro de 2018

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) vai suspender o atendimento eletrônico no próximo dia 01 de dezembro de 2017 (com retorno previsto para o dia 01 de fevereiro de 2018) para promover aperfeiçoamentos no sistema de informática, segundo informou a diretora-geral Maria Eunice Kehrle dos Guimarães. Com isso, ficarão suspensos todos os serviços de solicitação de autorização de funcionamento da atividade de estabelecimento inicial, renovações e demais procedimentos relacionados à competência da Agevisa que dependem da utilização da rede de computadores.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 28/11/2017 19h16 Notícia
Guerra contra o Aedes Aegypti.jpg

Agevisa recomenda cuidados constantes para evitar criação e proliferação do aedes aegypti

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) dedicou a edição do Momento Agevisa de quinta-feira (23) às atividades realizadas pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para os cuidados que devem ser tomados para evitar a criação e a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a chykungunya e a zika. O Momento Agevisa é veiculado dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara AM (1110) e FM (105.5).

por João Evangelista da Silva Filho publicado 23/11/2017 17h52 Notícia
Logo_semana_antibioticos (001).jpg

Agevisa estimula integração das Visas municipais à Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) está empenhada na mobilização das Vigilâncias Sanitárias municipais para levar as ações relacionadas à “Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos” a todas as regiões do Estado. Articulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a semana ocorre no período de 13 a 17 de novembro, tendo por finalidade informar às populações de todo o mundo que o uso indiscriminado de antibióticos contribui para o surgimento de superbactérias que podem provocar doenças contra as quais se torna muito difícil alcançar a cura.

por João Evangelista da Silva Filho publicado 15/11/2017 10h53 Notícia
Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone