Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > AGEVISA > Notícias > Vigilância Sanitária participa de seminário sobre Segurança do Paciente realizado no CRM-PB

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) participou e ressaltou a importância do “I Fórum de Segurança do Paciente CRMPB e MPPB”, realizado durante todo o dia de sábado (19), em João Pessoa/PB, numa promoção do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Ministério Público Estadual (MPE-PB). Representaram a agência reguladora paraibana a diretora-geral Jória Viana Guerreiro, o diretor-técnico de Estabelecimentos e Práticas de Saúde e de Saúde do Trabalhador, Geraldo Moreira de Menezes, e a gerente-técnica de Inspeção e Controle de Sangue e Hemoderivados, Alessandra Vasconcelos Falcão Dutra.

Realizado no Auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM/PB), à Avenida Pedro II, nº 1335, no bairro da Torre,I Fórum de Segurança do Paciente CRM-MPPB (05).jpg em João Pessoa/PB, o “I Fórum de Segurança do Paciente CRMPB e MPPB” foi constituído de Palestras e Mesa Redonda sobre os vários aspectos relacionados à segurança do paciente. Representando o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a gerente de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa, Magda Machado Costa, proferiu palestra sobre o tema “Segurança do Paciente no Brasil: monitoramento dos eventos adversos e avaliação das práticas de segurança do paciente”.

Em sua explanação, Magda Costa falou sobre o trabalho da Anvisa relacionado à coordenação nacional da parte de segurança sanitária nos serviços de saúde do Brasil. “Nós temos um Sistema de Monitoramento que recebe a notificação obrigatória de Eventos Adversos por parte dos serviços de saúde em geral (hospitais, clínicas, serviços de urgência, emergência, laboratórios etc.); fazemos a análise dos dados e apresentamos mensalmente os resultados dos no site da Anvisa. Trabalhamos também o monitoramento das práticas de segurança, que é a adoção de protocolos em serviços de saúde para evitar que essas falhas aconteçam”, explicou.

I Fórum de Segurança do Paciente CRM-MPPB (03).jpgMagda Costa informou que tem sido bem aceito o chamamento da Anvisa no sentido da implantação de Núcleos de Segurança do Paciente e da notificação mensal dos eventos adversos relacionados à assistência à saúde, conforme determina a RDC nº 36/2013/Anvisa, que instituiu ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde em todo o território nacional, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, inclusive aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa.

“As pessoas têm se conscientizado de que isso é importante não porque está sendo obrigatório, mas para evitar que as pessoas venham a ter algum tipo de lesão ou morram dentro do serviço de saúde”, comentou a representante da Anvisa. Ela acrescentou que o número de notificações, de implantação de Núcleos de Segurança do Paciente e de cadastros junto à Vigilância Sanitária tem aumentado consideravelmente; que atualmente existem cerca de 4.500 Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados junto à Anvisa, sendo 69 destes na Paraíba, e ressaltou a necessidade de melhoria da regularidade, tanto da Vigilância Sanitária dentro dos serviços de saúde quanto da notificação dos eventos adversos, de forma a melhorar a qualidade do atendimento à saúde em todo o País.

Responsabilidade de todos – Ao final da palestra proferida pela a gerente de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa, Magda Machado Costa, a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Viana Guerreiro, afirmou que é responsabilidade de todos os envolvidos no ambiente hospitalar colaborar para a segurança do paciente. “A gente precisa disseminar e difundir a segurança do paciente, porque sem segurança e sem qualidade não podemos caminhar, nem tampouco salvar vidas ou evitar mortes e sequelas. E esse trabalho é dever de todos”, enfatizou.